Aprendizagem ativa
Para nós, a ação recíproca e aprendizagem andam de mãos dadas. Preocupamo-nos em proporcionar uma maior independência aos nossos alunos e a estimulá-la de forma a construírem aprendizagens significativas.
Assim, a criança é levada a idealizar, planear, pesquisar, construir e avaliar a sua própria aprendizagem, sendo motivada pelas educadoras e professoras a explorar, a interagir, a ser criativa, a seguir os seus próprios interesses, para além do que lhe é proposto.
Consideramos que desta forma, damos um sentido forte à palavra “aprender”; fazemos questão de envolver os nossos alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Ensino personalizado
Temos 5 dedos numa mão e nenhum é igual e o mesmo se passa com os nossos alunos. No Colégio das Faias, acreditamos que ser diferente é bom e pretendemos encontrar o lugar de cada um no grupo/ turma a que pertence.
Potencializamos as diferenças e reduzimos as dificuldades, adaptamos o currículo às necessidades de cada um e modificamos tudo ao seu redor para que desenvolvam os temas curriculares e simultaneamente competências sociais e pessoais.
Contacto com a natureza
No nosso dia a dia salvamos o bicho carpinteiro, damos asas à imaginação e fazemos do recreio a nossa sala. Fomentamos a exploração pois acreditamos que aprendemos o que conhecemos, o que tocamos e o que cheiramos.
Acreditamos que o currículo pode ser adaptado e transmitido ao ar livre; desta forma, os alunos desenvolvem a coordenação, a capacidade de resolver problemas e de se autorregular.
Creche
A nossa creche é um espaço educativo num ambiente calmo e afetivo para um desenvolvimento físico, sensorial, social, linguístico e emocional, onde se privilegia a importância do cuidar.
Fomentamos uma gestão flexível com autonomia e diferenciação pedagógica, onde procuramos dar resposta às diferentes necessidades, interesses, ritmos e saberes das crianças, numa relação de parceria com as famílias.
A nossa organização integra momentos de experimentação e descoberta, através de atividades adequadas ao grupo etário. A ação educativa em creche decorre de forma equilibrada, privilegiando, acima de tudo, os momentos da rotina diária (acolhimento, higiene, refeições, repouso, brincadeira livre…), considerados como elementos-chave do equilíbrio de cada criança e da organização do grupo.
Pré-escolar
A educação pré-escolar é uma etapa da educação informal no processo de educação ao longo da vida onde as crianças se desenvolvem e aprendem, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual estabelecemos uma estreita cooperação, onde o clima relacional de cuidar e educar estão fortemente relacionados.
Importamo-nos por conhecer as singularidades de cada uma das crianças com que trabalhamos para que possamos desenvolver todas as suas potencialidades.
Todo o nosso trabalho é planeado tendo em conta as experiências das próprias crianças, valorizando os seus saberes e opiniões e apoiando o seu desenvolvimento e aprendizagem pois, concordamos que as crianças são detentoras de uma curiosidade natural para compreender e dar sentido ao mundo que as rodeia.
Consideramos que as dimensões cognitivas, sociais, culturais, físicas e emocionais interligam-se e atuam em conjunto no desenvolvimento da criança, assumindo uma configuração holística.
1º Ciclo
O 1º ciclo concretiza-se como um projeto pedagógico global e abrangente que visa uma transição harmoniosa do Jardim de Infância para o 1.o ciclo. Aqui, o aluno é o centro das aprendizagens, que se querem diversificadas e significativas, onde são contemplados os diferentes ritmos e as necessidades individuais.
Acreditamos que o processo ensino-aprendizagem é uma atividade articulada e conjunta dos alunos e professor e que a criança tem um papel ativo na construção do seu conhecimento. Criamos as condições para um desenvolvimento global e harmonioso, mediante a descoberta progressiva de interesses, aptidões e capacidades que proporcionem uma formação pessoal e social, na sua dupla dimensão.
Continuaremos a aprender e a dar a aprender, a reinventar a nossa prática diariamente, a brincar constantemente e a estar à distância de um abraço. Trabalhando segundo estas premissas, garantimos um ensino adequado ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória que surge da necessidade de dar resposta a um mundo cada vez mais complexo e dinâmico, onde o conhecimento científico e tecnológico se duplica a cada instante.
Continuaremos a aprender e a dar a aprender,
a reinventar a nossa prática diariamente, a brincar constantemente e a estar à distância de um abraço.
2º Ciclo
O 2º ciclo é no Colégio das Faias um ciclo de transição que visa dar continuidade à qualidade de ensino desenvolvido no 1.o ciclo.
Lecionado por uma equipa pedagógica harmoniosa, dotada das ferramentas necessárias a uma eficaz prática pedagógica, este ciclo possui uma matriz curricular mais exigente. Ainda assim, pretendemos assegurar uma formação geral comum
a todos os alunos, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares
que permitam o prosseguimento de estudos.
Considerando que o processo de ensino-aprendizagem visa não só a aquisição de conhecimentos de natureza cultural e científica, como o desenvolvimento de competências, de atitudes e de valores suscetíveis de favorecer a adaptação equilibrada do aluno ao seu ambiente, damos também prioridade ao sentido crítico, ao saber fazer, à autonomia e responsabilidade.
Continuaremos a acompanhar de muito perto os nossos alunos, pré-adolescentes, que entram numa etapa por vezes difícil do seu desenvolvimento, procurando entendê-los e ajudá-los com o mesmo carinho de sempre.