Berçário
ATL
Desenvolvimento Global
1º Ciclo

A Educação Pré-escolar tem vindo a adquirir uma relevância significativa no âmbito das políticas educativas social e económica.

A educação Pré-escolar é a 1ª etapa da educação básica no processo educativo sendo complementada pela ação educativa da família, com a qual se deve estabelecer estreita coperação favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

A educação Pré-escolar destina-se às crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico.

O Colégio das Faias tem como objectivo na educação Pré-escolar:

- promover o desenvolvimento pessoal e social da criança como base de experiência de vida numa perspetiva da educação para a cidadania;

- fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos no respeito pela pluralidade das culturas;

- estimular o desenvolvimento global de cada criança no respeito pelas suas caraterísticas individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;

- desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meio de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;

- despertar a curiosidade e o pensamento crítico;

- proceder á despistagem de inadaptações ou deficiências, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;

O Colégio das Faias quer incentivar e mobilizar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.

O Colégio das Faias, privilegia o bem-estar e segurança das crianças que dependem de um ambiente educativo em que esta se sente acolhida, escutada e valorizada, contribuindo para a sua auto estima e desejo de aprender.

A intencionalidade do processo educativo que caracteriza a intervenção profissional do educador, passa por diferentes etapas interligadas que se vão sucedendo e aprofundando e que pressupõe:

Observar - observar cada criança e o grupo para conhecer as suas capacidades, interesses e dificuldades.

O conhecimento da criança e da sua evolução constitui o fundamento da diferenciação pedagógica, a observação constitui a base do planeamento e da avaliação servindo de suporte á intencionalidade do processo educativo.

Planear - planear o processo educativo de acordo com o que sabe do grupo e da criança, para que a educação Pré-escolar proporcione um ambiente estimulante de desenvolvimento e promova aprendizagens significativas e diferenciadas que contribuam para uma maior igualdade de oportunidades. Cabe ao educador planear situações de aprendizagem que sejam suficientemente desafiadoras de modo a interessar e a estimular cada criança.

Agir - concretizar as suas acções e intenções educativas adaptando-as ás propostas pelas crianças.

Avaliar - a avaliação realizada com as crianças é uma actividade educativa, a sua reflexão a partir dos efeitos que vai observando possibilita ao educador estabelecer a progressão das aprendizagens a desenvolver com cada criança.

Comunicar - deve o educador comunicar o conhecimento adquirido pela criança e o modo como esta evolui, pois este é enriquecido pela partilha com outros adultos que também têm responsabilidades na sua educação.

Articular - deve o educador promover a continuidade educativa num processo marcado pela entrada para a educação Pré-escolar e pela transição para a escolaridade obrigatória.

Sala Pré-escolar

Idades compreendidas entre os 3 anos e o início da escolaridade obrigatória

Lotação 25 crianças

Acompanhadas por uma educadora e uma auxiliar